Quem Somos | Angelo Piovesan

Quem Somos

Angelo Piovesan

Tem coisas que vivemos ainda crianças e não percebemos, com a necessária clareza, o que estava ocorrendo na ocasião.

Por um lado, eu sempre fui um menino super estudioso e dedicado, o melhor aluno da turma, de pensamento rápido e palavras que sempre fluíam com clareza – diziam que eu era “ligado no 220”; devorador de toda e qualquer literatura, dos livros da biblioteca às fotonovelas da minha tia, aos livrinhos de bolso de bangue-bangue até as bulas de remédios; e, claro, os dicionários, sempre adorei dicionários.

Por outro lado, sempre me encantei e comunguei com a natureza. Como eu gostava de cuidar da horta e dos galinheiros (sim, tinha um galinheiro só para galinhas chocas e pintinhos recém nascidos) eu era capaz de ficar horas olhando para o céu e imaginando mil histórias fantásticas, e outras tantas horas olhando o movimento das formigas e impedindo, com um pauzinho, que elas comessem as hortaliças; diziam que eu estava desligado, fora do mundo, pois me chamavam e eu não respondia – claro que eu estava tão absorto que nem ouvia. Vivências tão diversificadas e paradoxais que pareciam incongruentes, ou vividas por pessoas diferentes; mas, sim, era eu, e continuo sendo eu mesmo!

Talvez isso explique os múltiplos interesses, ao longo da minha vida, por tudo e por todos, e que me levaram aos estudos acadêmicos – aos 28 anos de idade já era Ph.D. por uma das maiores universidades americanas, com uma tese de doutorado escrita em língua estrangeira – e, ao mesmo tempo, me levaram aos estudos holísticos e esotéricos onde, além dos livros e cursos, a busca interior, a introspecção e a meditação sempre estiveram presentes. As intuições, as premonições muitas vezes confirmadas, os dons espirituais, que, acredito, todos nós temos, foram se apresentando sutil e, às vezes, imperceptivelmente, ao longo da minha vida.

Trabalhei em rádio e televisão, tanto em emissoras comerciais como educativas; fui professor universitário na maior universidade pública do Brasil e orientador de dezenas de teses de mestrado e de doutorado; consultor da ONU para as áreas de comunicação, educação e saúde; diretor de marketing promocional internacional, desenvolvendo ações diversificadas em mais de 30 países; entre outras coisas que nem cabe mencionar aqui, ou seja, vivendo todos os aspectos e valores da ciência acadêmica. 

Sempre me dedicando aos projetos sociais e ao serviço ao próximo, tive o privilégio de cuidar voluntariamente de idosos e de crianças, sendo que o cuidado com as crianças sempre ocupou um espaço muito importante em meu coração. E, como bom canceriano, a família é e sempre foi essencial na minha vida – os meus três filhos são as grandes bênçãos dessa minha existência, a quem agradeço, sempre e infinitamente, a honra de ser seu pai, e a alegria pelos quatro netos que me deram até o momento, na esperança de que cheguem outros, pois as possibilidades sempre existem.

Ao mesmo tempo, sempre estive embrenhado nos assuntos holísticos e esotéricos, buscando entender o que eram as manifestações energéticas e como usá-las corretamente; buscando todas as formas que me eram disponíveis para acessar o Divino, dentro e fora de mim. Mesmo com sólida formação católica – pensei até em ser padre, mas logo desisti quando percebi que não tinha vocação para o celibato – me dediquei ao estudo de várias filosofias, religiões e tradições espirituais, do cristianismo, ao islamismo, budismo, hinduísmo, xamanismo, umbanda entre tantas, pois sempre me interessaram as múltiplas formas de comunicação com o Divino.

Circulei pelos estudos da Teosofia, me aprofundei no mundo da Grande Fraternidade Branca, que transcende as religiões, me apaixonando irremediavelmente pelos Mestres Ascensionados. Dediquei-me ao estudo de várias terapias holísticas, buscando compreendê-las, recebendo tratamentos e aprendendo a usá-las. Dediquei-me também ao estudo e prática de alguns oráculos, encontrando no Tarot um instrumento maravilhoso – sou tarólogo desde 2003. Tive o privilégio de participar do movimento de Alquimia Interior onde estudei, me aprofundei no serviço, integrei o núcleo interno, e, mais tarde, ajudei a criar e fui o primeiro reitor da Universidade de Consciência.

Tudo junto e misturado, buscando a Unidade na expressão da diversidade que eu sou. Sempre estive mergulhado no interminável processo de autoconhecimento que, fui confirmando cada vez mais intensamente, caminha de mãos dadas, e bem apertadas, com o processo de expansão da consciência e evolução espiritual.

Berkana é o nome de uma runa e também representa a árvore bétula (imagem).

 

A estruturação inicial e a evolução dos trabalhos/serviços

Do Berkana Instituto ao Angelo Piovesan

Faltavam poucos anos para me aposentar na universidade quando, sem poder resistir mais aos chamados internos, e sob inspiração do Plano Espiritual era urgente criar a estrutura básica para a realização de atividades para a promoção do autoconhecimento, a expansão da consciência e o desenvolvimento espiritual. Naquele momento inicial, por volta do ano de 2010, ainda focado na criação da infraestrutura para a realização dos serviços que poderia prestar, criei o Instituto Berkana.

A busca pelo nome do instituto passou por alguns processos, mas se resolveu quando, mesmo sem nunca ter estudado o oráculo das runas, me deparei com a runa Berkana, que significa “do interior vem o real crescimento”. Isso me trouxe a clareza do que sempre acreditei e que dá sentido ao serviço que quero prestar: ajudar as pessoas em seu processo de autoconhecimento para que, se conhecendo cada vez mais profundamente, possam encontrar a verdade que habita em seus corações, despertar a consciência, seus dons espirituais, comungar com o Divino e, assumindo total responsabilidade por suas próprias vidas, possam viver em plenitude com a alegria de ser o que verdadeiramente são.

Nos anos iniciais de atividade, o Instituto Berkana ofereceu, sempre comigo à frente, mas em parceria com profissionais especializados em várias áreas, consultas individuais, em presença e à distância (online), cursos, workshops, palestras, eventos gratuitos, sempre com o propósito de oferecer serviços de qualidade excelente. E, graças ao empenho de todos, fomos muito bem sucedidos nessa empreitada. No entanto, ao longo dos anos, a experiência foi mostrando que eu deveria estar sozinho nesse processo, que cada um tem a sua missão na vida, e que eu havia criado a infraestrutura para cumprir com a minha missão de serviço. 

Aos poucos, de maneira espontânea e harmoniosa, as pessoas foram se desligando do instituto, deixando ainda mais claro que essa era a minha missão. Ao mesmo tempo, com a chegada da pandemia do COVID, precisei fechar o casarão onde funcionava o instituto na cidade de São Paulo e, comecei a realizar as consultas individuais exclusivamente online, seja por videoconferência ou por audiodescrição. 

Fiz uma pausa nas atividades presenciais e, quando as retomei, foi em parceria com espaços de profissionais amigos, muitas vezes em extremos geográficos da cidade. Em 2022, em viagem de férias para visitar a família, estive em Marietta, cidade da região de Atlanta, capital do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, e tive a oportunidade de dar Cursos de Reiki presenciais, e fazer atendimentos com o Tarot e a Mesa Radiônica do Fogo Sagrado. 

Desse modo, ficou ainda mais claro que o Instituto Berkana, de fato, era eu, onde quer que eu estivesse, em qualquer lugar do mundo, usando qualquer dos idiomas nos quais tenho fluência. Então, diante da realidade dos fatos, e do ponto de vista da identidade dos trabalhos, era preciso fazer essa integração: assumir, de forma clara e inequívoca, que os serviços, sejam presenciais ou à distância, são prestados exclusivamente por mim. 

Por isso, depois de anos, o site – que era chamado de berkanainstituto – passa a ter meu próprio nome.

Depoimentos

(versão em inglês / com legendas disponível em breve)