Curso de REIKI Infantil Para Crianças de 8 a 12 anos – Nível I

O REIKI é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde – é um método de redução de estresse. REIKI é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.

Desenvolvi o Curso de REIKI Infantil com o objetivo de ajudá-las a lidar com questões importantes comuns da idade e também para que elas possam, pouco a pouco, desenvolver habilidades que ajudarão em sua evolução pessoal.

Antes de tudo, é preciso falar um pouco sobre a importância de formar Reikianos Mirins

As desgastantes agitações, conturbações e inversões de valores que proliferam no mundo moderno e que tanto nos afetam, também afetam as nossas crianças. É lamentável que as crianças sofram de ansiedade, angústia, depressão, isolamento, hiperatividade e vários tipos de medo e estresse; que tenham crises de nervosismo e raiva; que tenham dificuldade de concentração e de relacionamento.

Mas, como lidar com essas questões tão importantes e que afetam de maneira tão significativa, e, às vezes, tão devastadora as nossas famílias e, principalmente, as nossas crianças?

Sem saber como lidar com essas questões e, com o melhor de seu entendimento, pois todos sempre querem o que julgam melhor para seus filhos, muitos pais estão recorrendo até ao uso de medicamentos. Essas drogas, como por exemplo, a ritalina, parecem auxiliar no curto prazo, mas podem trazer conseqüências desastrosas em longo prazo.

Nossa proposta é utilizar um método natural, sem uso de medicamentos e, portanto, sem qualquer efeito colateral, que permita à criança reconhecer e lidar com suas próprias energias e também com as energias do ambiente.

Ilustração: Mariana Oliveira

Propomos a prática do REIKI, que traz a harmonia e o equilíbrio ao corpo, à mente e às emoções; que relaxa e reduz todos os tipos de estresse; que aumenta a capacidade de foco e a autoconfiança, entre tantos outros benefícios.

Por isso tudo é que criamos o Programa de Formação de Reikianos Mirins, oferecendo o Curso de REIKI Infantil para Crianças de 8 a 12 anos, com dinâmicas especialmente desenvolvidas para essa faixa etária, com apostila ilustrada e certificação.

Após aprender REIKI e então iniciada como Reikiana nível I, a criança está apta a aplicar o REIKI, presencialmente, em si mesma, em outras pessoas, em animais, em plantas, alimentos e ambientes.

Com o tempo, conforme vai praticando mais e mais, a criança vai desenvolvendo habilidades importantes para sua evolução pessoal como a sustentação da atenção e do foco, a empatia com as pessoas com quem convive, autoconfiança, maior compreensão das limitações dos outros e de si mesma, paciência e persistência na superação das dificuldades, mais respeito com os outros e consigo mesma.

A conexão com a Fonte de Energia Cósmica Vital que é uma poderosa energia de amor e de cura vai, pouco a pouco, abrindo espaços para que a criança seja mais amorosa, compreensiva, solidária, respeitosa.

Certamente, depois de formados no Curso de REIKI Infantil, os Reikianos Mirins cumprirão um papel essencial na construção do mundo melhor que todos nós almejamos.

Do interior vem o real crescimento

Berkana é uma runa cujo significado é “do interior vem o real crescimento”. Esse conceito sintetiza a essência dos meus trabalhos: promover o desenvolvimento espiritual, a expansão da consciência e o autoconhecimento por meio de práticas holísticas, em atendimentos individualizados e cursos.

Entre as várias atividades, ministro o Curso de REIKI Infantil para Crianças de 8 a 12 anos, merecendo destaque também os Plantões de Atendimento de REIKI, que são gratuitos e oferecidos periodicamente.

Ilustração: Mariana Oliveira

Mas, afinal, o que é o REIKI?

REIKI é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural, nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui.

Rei significa universal e refere-se à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia Ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida.

A energia REIKI é um processo de encontro dessas duas energias: a Energia Universal e a nossa energia física. A energia REIKI é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortadora vinda da própria Fonte da Vida à qual todos nós temos acesso.

É importante destacar que o REIKI não tem qualquer vínculo religioso, portanto, pode ser praticado – doado ou recebido – por qualquer pessoa, de qualquer religião, ou até mesmo por aqueles que se consideram ateus.

Qualquer pessoa, quando iniciada como Reikiana, torna-se um canal para deixar fluir a energia do Universo através da imposição das mãos. 70% da energia canalizada pelo Reikiano fluem para quem se dirige e 30% ficam com o próprio Reikiano, que sempre se beneficia. Essa energia é inteligente e atua onde é necessário.

Uma vez iniciado, o Reikiano pode aplicar REIKI imediatamente e pelo resto da vida.

Problemas que o REIKI ajuda a harmonizar

No nosso dia a dia é muito comum vivenciarmos, tanto adultos como crianças, situações que nos colocam diante de nossa ansiedade, de nosso medo, da frustração e da impotência, da tristeza, da mágoa, da raiva e da agressividade. É comum verificar que nossas preocupações contribuem para a falta de atenção, de foco, de concentração.

Muitas vezes nos sentimos rejeitados, com aquele sentimento frustrante de que “ninguém gosta da gente”. Ou ficamos perdidos no excesso de atividade, fugindo e nos escondendo dessas sensações desagradáveis, ou ficamos entorpecidos, sem a ação requerida diante das circunstâncias.

Por causa de dores físicas e emocionais muitas vezes acumulamos tensões que se refletem em nosso corpo, causando desconforto. Certamente, o Curso de REIKI Infantil para Crianças pode ajudar a aliviar e amenizar os problemas mencionados.

Apesar de inúmeros, cabe destacar alguns dos benefícios do REIKI:

  • Ajuda na recuperação natural da saúde;
  • Alivia dores físicas e emocionais;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Potencializa a energia vital;
  • Equilibra as energias do corpo;
  • Relaxa e reduz todos os tipos de estresse.
Ilustração: Mariana Oliveira

6 motivos pelos quais o REIKI é uma das mais poderosas terapias alternativas

1. Aprender REIKI é simples e rápido

O aprendizado da técnica REIKI não é complexo e nem demorado. O Curso de REIKI Infantil para Crianças – Nível I tem a carga horária de 8 horas e pode ser ministrado, por exemplo, em um único dia, ou em duas tardes.

2. Todos podem canalizar o REIKI

Todas as pessoas, independente da idade, inclusive crianças e idosos, podem ser um canal de REIKI.

Para o Curso de REIKI Infantil para Crianças – Nível I, dentro do nosso Programa de Formação de Reikianos Mirins, estabeleceu-se a faixa etária de 8 a 12 anos, de modo que a criança já esteja alfabetizada.

No entanto, dependendo da maturidade da criança, e isso é algo que os pais precisam conversar com os mestres de REIKI, é possível aceitar crianças mais novas.

O terapeuta, que estamos chamando de Reikiano, não precisa conhecer o diagnóstico da patologia para efetuar com sucesso o tratamento. O Reikiano se coloca, apenas, como um canal para que a Energia Vital Universal flua através de suas mãos.

3. Todos podem receber o REIKI

O REIKI é uma técnica segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento convencional.

4. O REIKI não provoca nenhum tipo de desgaste energético ou físico

Como o Reikiano não utiliza sua própria energia vital e sim a Energia Vital do Universo, a aplicação do REIKI energiza e não desgasta o praticante, pelo contrário, o fortalece. Como dissemos, 30% da energia canalizada pelo Reikiano ficam com ele mesmo, enquanto 70% fluem para quem se dirige.

5. É um tratamento holístico

O REIKI atende a pessoa de forma holística, ou seja, nos corpos físico, emocional e mental – e até mesmo espiritual, pois todos nós, seres humanos, temos o aspecto espiritual conforme a ciência já comprovou.

O REIKI não visa apenas à supressão da patologia, mas a volta a um estado natural e desejável de bem estar e felicidade.

Portanto, REIKI não é religião, filosofia ou crença; não é massagem e nem passe mediúnico ou espiritual. REIKI é energia.

Ilustração: Mariana Oliveira

6. A Organização Mundial da saúde reconhece o REIKI como terapia alternativa

Uma informação bastante importante que precisa ser salientada é que a prática REIKI foi inserida no contexto das Práticas Terapêuticas Alternativas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1962.

Em 2017, o REIKI foi incluído pelo Ministério da Saúde do Brasil como prática oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Também nesse contexto é importante destacar que o Ministério do Trabalho reconhece o REIKI como profissão isolada, enquadrando-o dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana.

Os 5 princípios do REIKI

Entre vários outros aspectos, também cabe destacar que no Curso de REIKI Infantil são abordados os 5 Princípios que o Mestre Mikao Usui elaborou pensando na prevenção das doenças:

  1. Só por hoje, não se zangue;
  2. Só por hoje, não se preocupe;
  3. Só por hoje, expresse sua gratidão;
  4. Só por hoje, seja aplicado e honesto em seu trabalho;
  5. Só por hoje, seja bondoso e gentil com os outros.

No curso, trabalhamos de modo a deixar claro para a criança como é que ela pode aplicar cada um dos princípios nas pequenas coisas do dia a dia.

Com base no princípio 4, por exemplo, a aplicação pode se dar através do seguinte pensamento:

Hoje, somente hoje, farei meu trabalho com amor e com entusiasmo!

Ilustração: Mariana Oliveira

Proposta de parceria com escolas interessadas

Temos interesse em estabelecer parceria com escolas que queiram implantar o Programa de Formação de Reikianos Mirins.

Para desencadear todo o processo de conversações para a afinação do plano de ação a ser executado, oferecemos:

  • Uma palestra informativa para os pais e/ou alunos, incluindo duas demonstrações de aplicações de REIKI;
  • Plantões de REIKI para atender a comunidade escolar (professores e funcionários) em número a ser combinado com a escola;
  • 25% (em relação ao nº total de pagantes) de bolsas integrais para filhos de funcionários ou crianças indicadas pela escola para fazer o curso.
Ilustração: Mariana Oliveira

O Mestre de REIKI que coordena o programa e ministra o Curso de REIKI Infantil para Crianças de 8 a 12 anos

Mestre Angelo Piovesan

Radialista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) atuou desde 1977 em emissoras educativas e comerciais. Mestre e doutor em Tecnologia Educacional nos EUA, Indiana University, atuando nas áreas de Comunicação e Educação desde 1984. Professor aposentado da ECA-USP e Orientador de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Consultor da ONU para as áreas de Comunicação, Educação e Saúde. Profissional de Marketing Promocional Internacional, tendo desenvolvido ações diversificadas em mais de 30 países.

Estudioso dos assuntos holísticos e esotéricos há mais de 40 anos, hoje atua com a Mesa Radiônica do Fogo Sagrado, Tarot, Magnified Healing, Light Healing, REIKI, Consultoria de Feng Shui para Residências e Empresas, Constelações Familiares e Empresariais, entre outros.

Mestre de REIKI, mantém plantões regulares de atendimento gratuito.

Próximas turmas do Curso de REIKI Infantil

Clicando aqui, você pode conferir mais detalhes sobre o Curso de REIKI Infantil e as datas das próximas turmas. Corra, pois as vagas são limitadas!

Que a luz do amor seja a guia de todos os caminhos, em todos os momentos, em todas as situações, com todas as pessoas. E que o Amor nos conduza à Paz!


DADOS BIBLIOGRÁFICOS

BRENNAN, Bárbara Ann. Mãos de Luz. São Paulo: Pensamento, 1995

DE’CARLI, Johnny.  REIKI Universal. São Paulo: Butterfly, 2014

DE´CARLI, Johnny. Reiki para crianças – 2ª ed., São Paulo: Madras, 2010

STEIN, Diane. REIKI Essencial – manual completo sobre uma antiga arte de cura. São Paulo: Pensamento, 2004 

Ilustrações por Mariana Oliveira – https://cmomari.wixsite.com/marianaoliveira